MEDAM (Movimento em Defesa das Artes Marciais)*

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nCarosncompanheiros trabalhadores das Artes Marciais (Instrutores,nProfessores e mestres marciais),ncrescemnem todonBrasil a luta dos professores de Artes Marciais contrano enquadramento das Artes Marciais como atividade especifica donprofissional de educação física regido pela lei de nº 9696/98 enque só depois de quatro anos no CONFEF Nº 046/2002 fez essenenquadramento da nossa atividade profissional em sua resoluçãonfinal. O que nos colocou como uma das atividades a serem fiscalizadanpelos conselhos de educação física.

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nNumnprimeiro momento muitos professores por falta de um maiornaprofundamento no debate acharam que essa resolução seria boa parana nossa categoria. Os conselhos como forma de amenizar o confrontoncom a nossa categoria propuseram a todos os professores de ArtesnMarciais que já davam aulas da nossa atividade até a data danexistência da lei 9696/98, que fizessem um curso promovido pelosnCREfs chamado de provisionadonpara poderemn continuar exercendo suas atividades (pois alegavam que nós nãonpossuíamos conhecimentos científicos para darmos aulas de ArtesnMarciais) e que a partir daquele momento as próximas gerações denprofessores de Artes Marciais teriam que fazer o curso de educaçãonfísica. n

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nAsnArtes Marciais surgiram bem antes do surgimento das universidades enpossuem metodologia pedagógica, conhecimento e habilidadesnespecíficas construídas sobre muito esforço e pesquisa denobservação baseada muitas vezes nos movimentos da natureza e dosnanimais e que foram se aperfeiçoando a centenas de anos até chegarnaos dias atuais. Onde se formou várias formas de graduação ensistematização na preparação dos praticantes das diversas ArtesnMarciais existentes no mundo.

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n Paranadquirir uma formação completa até chegar à posição denprofessor em uma determinada Arte Marcial o praticante passa de 5 a 6nanos (dependendo da arte Marcial) aprendendo a filosofia, a históriane a sequencia da metodologia didática dos movimentos da Arte quenpratica até chegar depois de muito esforço e disciplina a posiçãonde professor. Esse professor graduado pelo seu mestre (após examenfeito de forma rigorosa ) passa a fazer parte filiando-se a uma liga,nfederação ou confederação da Arte Marcial que o válida comonprofissional passando a ser o órgão legitimo de fiscalização densua atuação profissional.Se todo esse conhecimento humanonconstruído ao longo de centenas de anos for resumido a apenas umncurso promovido pelos CREfs ou a algumas cadeiras teóricas de seisnmeses nas faculdades de educação física. Com certeza num primeironmomento e aos poucos a qualidade de ensinamento das Artes Marciaisncairá bastante e podemos afirmar de forma não profética com passarndos anos o numero de professores de Artes Marciais será minimamentenpequeno o que levará a completa destruição de uma atividade humananque tanto contribuiu e contribui para o bem estar social e culturalnde jovens, adultos pelo mundo a fora inclusive ajudando na formaçãonde um bom comportamento em sociedade evitando drogas e outrosncomportamentos humanos negativos o que fortalece a formação dencaráter de muitas pessoas em todas as partes do mundo.

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nAgorana pergunta que deixamos para reflexão para aqueles que fazemneducação física e que nunca praticaram ou aprenderam com umnprofessor de Arte Marcial o conhecimento especifico de umandeterminada Arte Marcial se ele acredita que tem competência denassumir a responsabilidade de ministrar aulas de Arte marcial só comnum pequeno conhecimento teórico passado em uma ou outra cadeiranacadêmica substituindo um professor faixa preta (profissional ) denArte Marcial?

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nNãontemos nada pessoal contra os Conselhos de educação física maisntemos o direito histórico e profissional de não aceitarmos essanlógica imposta de forma equivocada e que pode levar a extinção dasnArtes Marciais.

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nPortanto,nconvocamos a todos os alunos, instrutores, professores e mestres comnou sem o curso provisionado;nfazendo ou não educaçãonfísica anabraçarem essa luta em defesa da autonomia, independência e direitonhistórico de sermos livres do enquadramento e supervisão dosnConselhos de educação.

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nDivulguemnesse manifesto e procurem se informar das diversas conquistasnjurídicas e das mobilizações que estão acontecendo em todo Brasilnpelo resgate da nossa liberdade de atuarmos seguindo as nossasntradições metodológicas de ensino.

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nAnluta continua e quem realmente é das Artes Marciais venha fortalecerno MEDAM.

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nAssinadonpor:

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nTodosnaqueles que estão do lado da nossa luta.

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nRUMOnA FORMAÇÃO DO NOSSO SINDICATO. n n

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n* Repasso aqui o texto enviado pelo amigo Guto, Faixa Preta em Jiu-jítsu e um importante militante político.

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