“Entre Sedes”, João Pessoa Entra na Rota da Copa da FIFA! Queremos a Qualquer Custo?

n

n

nUm Convite Para Refletir e Reivindicar Direitos

n

n

n

nO Mapa da Paraíba ficou espremido pelo mapa da FIFA. Somos a ponta mais próxima do Continente Africano, embarcando na Ponta do Seixas pegando o Oceano Atlântico em direção ao Leste,nchegamos à região da Copa de 2010; seguindo a BR 230 sentido Oeste, chegamos aonCeará; pelo Norte da Bússola chegamos ao Rio Grande Norte; e olhando para o Sulndo mapa do Brasil, avistamos Pernambuco. Espremidos “Entre Sedes”, o que temosncom isso?

n

nA Paraíba não foi escolhida como sede da Copa da FIFA, não foi escolhida nem mesmo como espaço para sediar uma das seleções quenparticiparão do Mundial, mas a iniciativa privada não perderia a chance denexplorar a força de trabalho, os recursos públicos e o meio ambiente de nossanbela Paraíba, de nossa bela João Pessoa, que viverá durante a Copa 2014 “Entre Sedes”.

n

nQuando o assuntoné a passagem dos 6kg de ouro por João Pessoa, a população não tem nenhumaninformação sobre quanto em recursos públicos será gasto ou mesmo quais osnganhos previstos para nossa cidade. Esses 6kg de ouro, mais de meio milhão denreais que formam a taça da FIFA (ou seria da Coca Cola?), serão expostos na EstaçãonCabo Branco no 11 de maio de 2014n(próximo domingo) e tudo que sabemos, nas palavras da Prefeitura, é que: “Paranter acesso ao local, onde a taça ficará exposta, o visitante terá que adquirirndois produtos da Coca-Cola que estarão sendo vendidos em João Pessoa, em 109npontos de vendas na Capital”. O espaço é público e pagaremos para olhar a taçanem pleno dia das mães, é isso mesmo?

n

n

n

nQueremos Transparência e Participação?

n

nJoão Pessoanreceberá a exposição “Nós Falamos Futebol”[1],ntentam dizer não ser um evento da FIFA, tentam limitar a organização danexposição ao National Football Museum e ao Qatar Olympic & Sports Museum, será que isso ocorre pelo fato da FIFAnser considerada por muitos/as a entidade mais corrupta do mundo? Afinal dencontas a coleção da FIFA é parte importante da exposição que, não por acaso,nestará presente nos países sede da Copa do Mundo, começando pelo Brasil e terminando em 2022 na Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

n

nJoão Pessoa serána única cidade do Brasil a receber a exposição “Nós Falamos Futebol”, mais quenisso, será a única da América Latina. Estamos falando da maior exposiçãonitinerante de futebol do mundo. Eu quero visitar a exposição, acredito quenmuitos querem fazer essa visita, mas não queremos essa visita a qualquer custo.nAqui falamos mais que em recursos materiais, pessoal e financeiro, tratamos também da defesa do Meio Ambiente.

n

nTodos/as sabemnque a Estação Cabo Branco, onde estão anunciando que será realizada a exposiçãon“Nós Falamos Futebol”, foi construída em uma área que não suporta sequer suanestrutura de concreto. Como organizar naquele espaço um Mega Evento quando sensabe da necessidade de limitar as visitas e a circulação de veículos na “EstaçãonCabo Branco”? A Barreira do Cabo Branco não vem sendo derrubada simplesmentenpelo mar, mas, principalmente, pela ingerência de gestores e especuladores que nãonaceitam limites para o lucro e crescem os olhos com a especulação imobiliárianna região.

n

n

n

nA exposiçãonocorrerá entre os dias 03 de julho e 19 de outubro de 2014, mas não localizeinem local algum quanto de dinheiro público, e recurso público de forma geral,nserá gasto pela Prefeitura de João Pessoa e pelo Governo do Estado da Paraíba paraneventos ligados a FIFA, a passagem da taça e a exposição “Nós Falamos Futebol”.nNão sou grande conhecedor de futebol, mas como milhões de brasileiros eu tambémngosto desse esporte, assim como também gosto e entendo ser necessária, emnqualquer governo, a transparência sobre o planejamento e o gasto do dinheironpúblico, elementos que a Lei Feral da Copa deixa de lado junto com nossa soberania.

n

nEm meio a tantos protestos contra o derrame de dinheiro público para Copa da FIFA, em detrimento das políticas públicas, seria fundamental (no mínimo) a realização de uma consulta pública. Além de saber se anpopulação da Paraíba é favorável a realização desses dois eventos relacionados ànFIFA, é preciso que o Prefeito de João Pessoa e o Governador da Paraíbanrespondam algumas questões:

n

n

n

n1.     nEsse evento é parceria entre o Governo do Estado e anPrefeitura de João Pessoa?

n

n2.     nQuanto em recursos públicos (material, pessoal enfinanceiro) cada esfera de Governo irá gastar com a exposição do futebol?

n

n3.     nA iniciativa privada, que visa lucro na realização densuas atividades, ganhará quanto com a vinda da Taça da FIFA e da exposição “NósnFalamos Futebol” para João Pessoa?

n

n4.     nQual a expectativa de retorno financeiro para os cofresnpúblicos e qual melhoria a vinda da Taça da FIFA e a exposição “Nós FalamosnFutebol” trará para as Políticas Públicas de Saúde, Educação, Segurança,nMobilidade Urbana entre outras políticas públicas?

n

n5.     nQuais medidas serão tomadas para reduzir onimpacto ambiental da grande quantidade de visitas, em um curto período dentempo, na área onde será localizada a exposição “Nós Falamos Futebol” e a Taçanda FIFA?

n

n

n

n

nNãoné preciso ser grande estudioso para perceber o que querem fazer com nossonRecuso Público e Meio Ambiente, basta olhar os 109 pontos de lucro da Coca-Colane a forma como a FIFA tem se apossado do nosso país.

n

n

nSomos ou nãonsomos independentes? É isso que a população de João Pessoa, e toda Paraíba, quer?nVamos aceitar isso sem o mínimo de informação? QUEREMOS OU NÃO QUEREMOS PARTICIPAÇÃO POPULAR? Vamos juntos/as pensarnalternativas e refletir sobre o assunto, vamos pensar como um Comitê Popular danCopa!

n

n
nSegue convite de evento organizado no Facebook:

n

n

n

n

n

n

EVENTO NO FACEBOOK- https://www.facebook.com/events/274695562711498/?ref=notif&notif_t=plan_edited

n
n
n
n

n
n


nnn
n

n

n[1] http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/evento/we-speak-football-nos-falamos-futebol/

n

n

n

Deixe um comentário