Análise da Semana: DCE-UFPB e ASMP-PB!

Como é do conhecimento de boa parte das pessoas que participam do meu cotidiano, sou estudante da UFPB e servidor público estadual. Em cada um desses espaços sou representado por uma entidade diferente, na UFPB pelo Diretório Central dos Estudantes; no Ministério Público da Paraíba (MPPB) pela Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (ASMP-PB). Essa semana, enquanto no meu espaço acadêmico ocorreram as eleições do DCE, no meu trabalho foi lançado o edital das eleições da ASMP-PB.
n
n
DCE – UFPB
n
Na UFPB, mesmo sem bola de cristal, desde 11 de junho (data de realização de um COEB bem polêmico) eu já havia dito que o campo mais coerente da gestão Vira Mundo seria derrotado. Os valorosos militantes que formavam a Chapa 01 e 04, foram os mesmos militantes que fizeram as últimas lutas e processos organizativos da juventude no DCE UFPB, porém, infelizmente, optaram pelo caminho das diferenças e não o da unidade. O resultado foi a vitória de uma chapa que possui representantes das forças políticas que hoje entregam as políticas públicas da Paraíba para iniciativa privada.
n
Não irei prolongar essa temática, sobre ela, após ter sido acusado de fazer a política do “bonzinho” por uma companheira que admiro muito, só digo que: os companheiros que fizeram acusações que levaram a ruptura da unidade que vinha sendo construída até o COEB acima referido precisam ser responsáveis o suficiente para apresentar publicamente as provas até hoje não apresentadas (ao menos para mim), ou, e talvez essa opção seja a mais sensata, parar as acusações e buscar a unidade desses setores nas lutas sociais que estão ocorrendo. Não podemos é seguir uma divisão cega e transferi o mesmo debate para os CA’s e para as ruas, nosso inimigo é muito maior que nossas diferenças.
n
Apesar de ainda jovem no debate político, aprendi que não se faz política com o estômago ou inflando a raiva de seus pares em nome de uma autoconstrução, mas COM UNIDADE PROGRAMÁTICA. Apesar de triste com o resultado do processo eleitoral da UFPB, estou super animado com a organização de um grupo de servidores do MPPB que estão buscando renovar a ASMP-PB, e melhor, entendendo que renovação não se faz pela metade.
n
n
ASMP-PB
n
A cada dia meus colegas de trabalho estão mais animados, já não somos servidores apenas de João Pessoa, mas a bandeira da renovação já tem adeptos em diversas cidades onde existe MPPB. Além dos que já eram associados, outros tantos trabalhadores, percebendo a possibilidade de construir uma nova associação, estão levando suas fichas de filiação na sede da ASMP-PB.
n
Ainda sobre a ASMP-PB, outro fato animador é que o grupo que se forma não é oposição por oposição, são servidores dispostos a debater de forma coletiva uma gama de propostas extremamente coerentes. O debate desse grupo não passa por interesse em cargos ou vaidade de ser diretor da associação.
n
Não podemos seguir com uma associação na qual muitos servidores sejam associados apenas pelo desconto no plano de saúde, é hora de ampliar os convênios existentes e aproximar os servidores, nesse sentido, outras propostas que escutei desse novo grupo é a realização das “Olimpíadas dos Servidores” e confraternizações que envolvam um número maior de servidores.
n
A democratização da entidade, com a realização de assembléias regulares, reuniões de direção abertas e um mecanismo de comunicação que funcione, são propostas que os servidores precisam defender. Só organizados e unidos, podemos pensar em ter uma data base para os servidores, ter um debate aberto sobre o PCCS e seguir construindo o Sindicato dos Trabalhadores do MPPB.

n
n

Pela Unidade dos Servidores!
n
Os Novos de Hoje São os Antigos de Amanhã!
n
Nível Superior Não é Melhor que Nível Médio – Servidor é Servidor!
n
Renovação Não se Faz Pela Metade!
n
Por uma ASMP-PB Independente e dos Servidores!

n
n

VAMOS REFLETIR… Você acredita que o Diretor de um Sindicato dos Professores da Rede Estadual que tenha um cargo no Governo do Estado e salário bem superior ao dos demais professores vai levantar pautas que não sejam a do Governo e ter a mesma vontade de mudança que os demais que recebem um salário bem inferior?

n
n
nMUDANDO DE ASSUNTO…
n
n

Seguem algumas fotos de como o movimento contra as privatizações foi tratado, gravações as escondidas que não sabemos quem as fez e muita polícia para o povo não entrar na Câmara Municipal de João Pessoa! Sigamos organizados, em breve publico o calendário da semana! Parabéns ao trabalho desenvolvido pelo Fórum Paraibano em Defesa do SUS e Contra as Privatizações.

n

n

n
Fotos: Tárcio Teixeira

Deixe um comentário