Roda Viva, o Fim ou o Crescimento de Bolsonaro?

n

n

n

nCaso você seja uma daquelasnpessoas dispostas a ouvir, pensar, dialogar, discordando no conteúdo, mas semngritar, sem brigar e sem soltar um “aff” após o outro, mesmo que não mude denopinião, siga até o final do texto. Caso seja daqueles que já sabem dentudo, que seu candidato é o foda e os outros que estão sempre errados, podenseguir o que estava fazendo, não quero agredir, nem ser agredido, ao menos nãonnas próximas linhas.

n

n

n

nAinda em um processo introdutório,nfazendo grande esforça para você seguir até o final do texto, de modo quenpossamos debater conteúdo. Eu não acho que todos que votam em Bolsonaro são fascistas,nnazistas, racistas, LGBTfóbicos, machistas[i].nMeu colega de trabalho é sensível no atendimento e cuidado das pessoas, apenasnnão pensa como eu; meu tio, que cumpriu importante papel paterno em minha vida,né uma pessoa que amo e não o vejo como parte desse desenho tão cruel com onoutro, apenas não pensa como eu.

n

n

n

nPor mais que eu ache um absurdo anforma como Bolsonaro tratou a execução de Vladimir Herzog, negou a escravidãondos negros/as do Continente Africano pelos Portugueses e mais uma vez exaltou onmaior torturador da história do Brasil, não vou entrar nesses temas quenfacilmente podem limitar o debate ao jargão “é um esquerdopata”. Espero quenvocê que vota em Bolsonaro (ou pensa nisso) ainda esteja aí, pois quero ir aosnfatos (da entrevista) que envolvem a vida de todos/as e quero debater anqualidade necessária para quem quer gerir o Brasil.

n

n

n

nAosnFatos

n

n

n

nCaso tenhamos visto o mesmonPrograma, Bolsonaro defendeu abertamente a Reforma da Previdência do GovernonTemer, liberando militares que, na visão dele, não são privilegiados. Se nãonvimos o mesmo programa, vejamos novamente, com pausas e reflexões, pois essenfoi apenas um grave ponto defendido pelo candidato, já que em muitos outros pontosnele sequer soube responder.

n

n

n

nAo ser perguntado por Economianele (o Bolsonaro)  não respondeu nada,nlimitou-se a dizer que não fez parte da Comissão de Orçamento da Câmara e quennão é obrigado a saber de tudo, pressionado mais um pouco (bem menos do que foinBoulos e Manú) ele fechou afirmando: “defendo uma economia liberal” e “nãontenho outra opção para o Ministério da Economia”. Sou candidato ao Governo danParaíba inscrito no TRE-PB, sou do PSOL, já imaginaram se eu respondonrasteiramente que “defendo uma economia socialista” sem destrinchar isso? eunseria esmagado, destruído, reduzido a pó, pelos que gostam do “dois pesos enduas medidas”. Felizmente estou preparado para debater esse tema nas eleiçõesn2018, estou preparado até mesmo para debater com Bolsonaro o Brasil. Calma, nãonfique com raiva, por favor, siga a leitura e vamos para outros aspectos dondebate.

n

n

n

nExiste uma polêmica da época que eunfazia movimento estudantil, decorrente de uma ameaça de FHC e da direitanbrasileira, e que Bolsonaro não soube responder ou não quis responder, as duasnalternativas são preocupantes, ele não respondeu se nossas Universidades (em umnpossível governo Bolsonaro) estarão no Ministério da Educação ou no Ministériondas Ciências e Tecnologias, para quem se acha capaz de governar o país, essanquestão é central no debate sobre nosso desenvolvimento.

n

n

n

nSou Sertanejo e tenho/temos umanboa proposta para garantir emprego e renda ao povo do campo. Foi absurda (parannão dizer vergonhosa e você eleitor/a do Bolsonaro seguir a leitura do textonaté o final) a limitação de Bolsonaro ao dizer, não necessariamente nessasnpalavras, “eles (os homens e mulheres do campo) precisam se capacitar para osnnovos tempos, a modernização chegou”. Não sabe ele que essa modernização nãonchegou em todos os estados, mas o desemprego sim, Bolsonaro não sabe o que diz,nnão sabe a realidade do povo.

n

n

n

nAmigos/as, na real, vocês viram anresposta de Bolsonaro para saúde? Eu não vi, ou melhor, ele não respondeu.nTambém não sou médico, nem parlamentar eu sou para ser parte de uma Comissão denSaúde, mas conheço e tenho proposta para Saúde da Paraíba. Afinal, Bolsonaronfaz parte de qual Comissão? Sabe de qual assunto? Vou debater com o candidatondele na Paraíba, o Cartaxo, quem sabe ele tire essa dúvida. Nem venha dizer quenele sabe de segurança, patinou geral ao ser questionado sobre ter tido sua armanroubada mesmo sendo “capacitado”.

n

n

n

nPessoal, como eu disse, estounaberto ao debate, quero ouvir o contraponto, mostrem um recorte de Bolsonaronrespondendo e/ou apresentando alternativa nas diferentes políticas públicas,nlembrem que ele (não no Roda Viva) fez vídeo afirmando que Alexandre Frotanseria seu Ministro da Cultura[ii], é esse o caminho do diferente? Espero que não.

n

n

n

nNo Roda Viva Bolsonaro, em maisnde uma oportunidade, olhou para os/as entrevistadores/as em tom desafiador endisse: “diga você como devo fazer?”. Repito, já pensou eu ou o Boulos dando umanresposta dessas? Bolsonaro é candidato homologado à Presidência da República,nassim como na Paraíba sou eu o candidato do PSOL inscrito no TRE para disputarno Governo da Paraíba. Ambos devemos ser capacitados, cuidado com o “doisnpesos e duas medidas”, tem algumas coisa errada em quem segue nesse rumo.

n

n

n

nÉtica,nCorrução…

n

n

n

nVamos sair desse campo e ir parano campo da ética, da moral, onde não temos ninguém do PSOL nos escândalos dencorrupção relacionados a financiamento de campanha. Calma, por favor, siga anleitura, eu não precisava dizer isso, mas não tive controle, foi só uma afirmaçãonoficial. Bolsonaro assumiu abertamente que recebeu por anos o auxílio moradia,nmesmo tendo casa em Brasília, mas não parou aí, ainda tentou comparar osnjornalistas que recebem por CNPJ, muitas vezes uma forma do conglomeradonmidiático negar direitos trabalhistas aos jornalistas, com sua postura denprivilégios.

n

n

n

n“Só” isso sobre ética? Não!nBolsonaro pingou de partido em partido. Não é problema? Tá, não é o que dizemndos outros, mas vamos lá… Ao ser perguntado sobre Cunha[iii],nBolsonaro não fez questão de se distanciar, ao contrário, foi brando… mas nãonparou aí, ao ser lembrado que ficou anos com Maluf no PP, ele resumiu dizendo: “eunsabia apenas de algumas denúncias sobre ele”. Mais uma vez o “dois pesos e duasnmedidas”.

n

n

n

nCalma, o mais grave ficou para onfinal, ele recebeu (e não negou) dinheiro das empresas da lava jato, nãondevolveu para empresa, devolveu ao partido (se não estou enganado o PP denMaluf) e este devolveu o mesmo valor para o Bolsonaro, coincidência? Nãonacredito nelas, lavagem de dinheiro pura!

n

n

n

nVotaçãoncom Temer

n

n

n

nSaindo do Roda Viva, permita umnpouco mais da sua paciência, se chegou até aqui é porque é uma pessoa dispostanao debate, mesmo que não vá mudar de posição… Vamos listar algumas votações,njá que no Roda Viva Bolsonaro defendeu que votaria favorável a “Reforma” danPrevidência de Temer.

n

n

n

nBolsonaro votou sim na “Reforma”nTrabalhista de Temer, aquela que vem causando demissão em massa na educação,nalém de impedir acesso aos direitos trabalhistas e ao famigerado “negociadonsobre o legislado”, que nada mais é que rasgar a CLT caso o patrão imponha uma “negociação”.

n

n

n

nSim, foi o voto do Bolsonaro nanPEC do fim do mundo, aquela que congelou recursos para as políticas públicas,ninclusive a de SEGURANÇA, por 20 anos, enquanto a inflação segue galopante.

n

n

n

nTá pior com Temer? Pois ele,nBolsonaro, votou para Temer ser o presidente do Brasil, sim, nós do povo não escolhemos,nmas Bolsonaro vem votando com Temer desde o golpe, assim como votou nos pontosndestacados anteriormente e disse no Roda Viva ser favorável a “Reforma danPrevidência”.

n

n

n

nConclusão

n

n

n

nCaso você tenha chegado até aquiné sinal de que você é melhor que Bolsonaro, que quer debater com um setor maisnamplo da sociedade, não apenas com quem pensa igual, um passo importante nandefesa da República, já que – infelizmente – para alguns a República é coisa den“esquerdopata”.

n

n

n

nCaso tenha chegado até aqui,ntenha discordado da postura de Bolsonaro e queira mudar o rumo, MASSA! Agora, se mesmo diante do Roda Vivane dos elementos aqui apresentados, caso você siga achando que Bolsonaro éncapacitado; que respondeu as perguntas no Roda Viva apresentando alternativanpositiva para o país; que ele votou com Temer e nas proposta de Temer, mas é diferentende Temer; que ele andou décadas com Cunha e Maluf e é Ético; que é contra osnprivilégios, mesmo usufruindo deles por 30 anos como parlamentar… Só possonpensar uma coisa, seu lugar certo é como Bolsonaro, eu vi outro programa ounvocê (ou eu) precisa de um médico.
n
n______________________________________________
nPs.: Agora que você leu tudo, deixa eu fazer outra afirmativa: Veja e PSDB de esquerda é má fé ou necessidade de um pouco mais de estudo, isso vindo de Bolsonaro eu entendo, mas de você que leu até aqui…
n
nPs.2: “Esquerdopatas”, vamos focar no programa, não na raiva instigada por alguns. Quem vota ou fala em Bolsonaro não é igual a ele.

n

n

n

n
n


nnn
n

n

n[i] Ao menos não em um grau doentio,ndaqueles muito além do que essa sociedade capitalista impõe em seu processo formativone saí por “piadas”, “frases de efeito” ou em um “cuidado” excessivo.

n

n

n

n[ii] https://www.youtube.com/watch?v=HUvVmbfK128

n

n

n

n[iii] Lembrem que foi o PSOL que deunentrada no pedido de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

n

n

n

Deixe um comentário