PSOL Paraíba Repudia a Intervenção Militar no RJ; Abrirá Debate com Outros Partidos e Apresenta Possível Vice na Chapa com Tárcio Teixeira.

n

n

n

nSeguindo a agendandeliberada ainda em dezembro de 2017, o Diretório Estadual do PSOL/PB realizounnova reunião, nesta aprovou deliberações relacionadas à conjuntura, avançou nondebate programático e na lista dos seus/suas pré-candidatos/as proporcionais enmarjoritária. A reunião ocorreu no último sábado 17 de fevereiro, na cidade donConde/PB.

n

n

n

nIntervenção Militar e a Contrarreforma da Previdência

n

n

n

nOs/asndiretorianos/as aprovaram moção de repúdio contra a Intervenção Militar no Rionde Janeiro e o uso político do exército por parte de Temer e seus aliados. Talndeliberação foi tomada devido entendimento do PSOL de que essa medida não atacanos principais problemas relacionados a violência. Na avaliação da legenda, tal medida sequer garante a prisão dos principaisnlideres do tráfico, que não estão nas favelas do Rio de Janeiro. Na mesma linhande análise e, considerando as falhas legaisnexisitentes no Decreto, a Direção Nacional do PSOL entrou com um Mandato denSegurança solicitando a anulação do texto editado por Temer.

n

n

n

nAindanseguindo as deliberações da última reunião do Diretório Estadual, a militânciando PSOL esteve presente nas diferentes ações que ocorreram na Paraíba em defesanda aposentadoria. As atividades fizeram parte do Dia Nacional de Luta em Defesanda Aposentadoria, jornada que ampliou a posição majoritaria da sociedade contranessa medida e que acabou por fazer com que o desgoverno Temer tivesse umanimportante derrota vinda das ruas. A retirada de pauta da contrarreforma danprevidência não vai significar recuo por parte das entidades organizadas, muitonmenos quando Temer anuncia a entrega de todo potencial energético brasileiro e onconsequente aumento na conta de luz do povo brasileiro.

n

n

n

nPrograma denGoverno

n

n

n

nDurantena reunião do Diretório Estadual também foram tratadas questões relacioandas aonPrograma Eleitoral e aos/as candidatos/as do PSOL na Paraíba. Segundo TárcionTeixeira, pré-candidato ao Governo da Paraíba, esse foi mais um importantenmomento para o partido, “enquanto todos os outros partidos que já governaram anParaiba estão esperando fechar o ciclo de especulação e conchavo, nosso PSOL jántem pré-candidato aprovado em Congresso, avança na chapa majoritária e nandisputa proporcional”.

n

n

n

nAnreferência feita por Tárcio diz respeito a fragilidade encontrada pelosngovernistas e pela oposição casuista que bate cabeça para fechar sua chapa,nequanto o PSOL, contando com o debate deste sábado sobre Meio Ambiente,nfacilitado pelo Professor Doutor Tarcisio Cordeiro (UFPB), já soma cinco temasndebatidos para o Programa de Governo, nas palavras do pré-candidato: “enquantoneles batem cabeça, nossa militância e os/as amigos/as do PSOL dedicam suasnenergias para pensar o melhor para Paraíba”.

n

n

n

nOsnpróximos temas a serem debatidos para o Programa de Governo serão: Segurança Pública, na segunda 26 de fevereiro, 18h30, no Sindicato dosnOficiais de Justiça da Paraíba, tendo com debatedoras/es a Presidente danAssociação dos Policiais Civis da Paraíba, Suana Guarani, o Policial MilitarnSarguento Pereira e a Professora Ana Lia Almeida, do Departamento de Direito danUFPB; Políticas Públicas para ComunidadenLGBT, no dia 13 de março, 18h30, na sede do MEL, tendo as/os representantesndos movimentos como debatedoras/es. Além destes ainda serão discutidos temasncomo Esporte e Lazer; Mulheres; Educação; Semiárido, Água e Agricultura; Portonde Cabedelo, Emprego e Renda; Juventude; Previdência; Negras/os e Indigenas; Saúde;nMobilidade Urbana; Cultura e Comunicação.

n

n

n

n

n

nAlianças e Pré-candidaturas

n

n

n

nComnfoco no fortalecimento da disputa, o PSOL lembrou os vetos partidários paranpossíveis coligações (PSDB, DEM, PMDB, PR, PRB,nPTB, PSD, PPS, PSC, SD e PP) e aprovou comissão para mapear os partidos que nãonestejam na base do Governo, que estejam dispostos a compor o programa em construçãone a apoiar a Chapa Majoritária encabeçada por Tárcio Teixeira, o que podenpotencializar a disputa na Assembleia Legislativa da Paraíba sem se tornar refémndos partidos controlados pela velha política. Com esse foco o PSOL deixaninclusive em aberto a possibilidade de alterar sua chapa para o Senado em umandas vagas já apresentadas, potencializando a disputa na Assembleia. Nessa linhanjá são 15 pré-candidatos/as inscritos/as pelo PSOL para disputar a AssembleianLegislativa e 04 para Câmara Federal.

n

n

n

n

n

n

Adjany e Tárcio no Dia Nacional de Luta em
Defesa da Previdência (19/02/2018).

n

nApós ser o primeiro Partido a oficialmente apresentarnpré-candidato ao Governo e a iniciar o debate programático junto a sociedade, onPSOL resolveu também sair na frente e apresentarnAdjany Simplicio de Castro*, Professora da rede municipal de João Pessoal, comonpossível Vice na chapa com Tárcio Teixeira. Apesar de ainda não ser umandecisão oficial do PSOL, as/os dirigentes entendem que a conjuntura demandanmaior transparência e debate com a socidade, por esse motivo abrir o debate nãonsó com as/os filiadas/os do PSOL, mas com o povo da Paraíba.

n

n_________________________________________________________________________________

n

n

n

n* Adjany Simplicio de Castro – Formada emnPedagogia pela UFMG; Especialista em Educação e Direitos Humanos; Professora danEducação Básica de João Pessoa; Militante em defesa da Educação Pública, danCultura Popular, dos Direitos das Mulheres e da População LGBT; SecretárianGeral do Diretório Estadual do PSOL/PB; Integrante do Setorial LGBT do PSOL.

n

Deixe um comentário