NOTA DE REPÚDIO ao Secretário de Planejamento de João Pessoa

O Fórum Plano Diretor Participativo de João Pessoa (FPDP) torna público o seu repúdio às agressões verbais praticadas por José Willian Montenegro Leal, Secretário de Planejamento de João Pessoa contra Luiz Costa, militante do Fórum de Reforma Urbana (FERURB) e do Movimento de Moradia e Luta Comunitária (MALC) na tarde do dia 30 de julho de 2021, no auditório do Paço Municipal, onde representantes do Fórum do Plano Diretor Participativo se fizeram presentes, atendendo a convite da Prefeitura Municipal de João Pessoa, para participarem de reunião sobre a metodologia proposta para a revisão do Plano Diretor.

Quando um dos participantes tentou respeitosamente fazer um questionamento sobre a metodologia proposta para a reunião, o Secretário de Planejamento, apesar de estar falando com auxílio de microfone, tirou a máscara de proteção, expondo as pessoas presentes a risco de contaminação e assumiu uma postura truculenta e autoritária, exigindo que o interlocutor se calasse, com afirmações como: “…meu diálogo é esse; meu diálogo tem que ter disciplina”. Ao encerrar sua fala, José Willian encaminhou-se para a saída e, questionado sobre se só considerava importante reunir-se com empresários, dirigiu-se a Luiz Costa de forma ameaçadora, com o dedo em riste, fazendo uso de palavrões. E em seguida deixou o recinto.

Considerando essa conduta inaceitável para quem se dispõe ao diálogo e incompatível com o que se espera de um representante da administração municipal, os representantes do FPDP utilizaram o espaço para expressar seu repúdio à postura do Secretário de Planejamento e sua solidariedade a Luiz Costa. Explicitaram ainda que o FPDP atendeu ao convite da Seplan com a disposição de dialogar sobre as precariedades e inconsistências da metodologia proposta para a revisão do Plano Diretor e construir soluções compartilhadas. E que diante do ocorrido, o FPDP levará seus questionamentos e sugestões diretamente ao Prefeito Cícero Lucena. Tendo informado que as pessoas que optassem em permanecer não estariam autorizadas a falar pelo Fórum, seus integrantes retiraram-se do recinto.

O Fórum Plano Diretor Participativo foi criado em maio de 2017 e reúne cerca de 40 organizações da sociedade civil organizada, dentre ongs, movimentos, redes e coletivos. Em outubro de 2017 o FPDP realizou o Seminário Cidades Democráticas, reunindo mais de mil participantes para proposição de diretrizes que contemplassem a revisão do Plano Diretor de maneira ampla e democrática, tal como assegurado na legislação vigente.

O autoritarismo e a truculência não podem ser a marca da revisão do Plano Diretor de João Pessoa.

João Pessoa, 31 de julho de 2021

Fórum Plano Diretor Participativo de João Pessoa | @forumpdjp