Aumento das passagens e despesas com publicidade, o que possuem em comum?

nIniciou anonda dos aumentos das passagens, já foram seis capitais. Quem entende passageiros/as como consumidores/asnvai encontrar muitos argumentos para justificar esse tipo de aumento, mas nós, quendefendemos que o transporte público seja tratado como um direito, assim comoneducação e saúde, questionamos esses frequentes aumentos.

n

n

n

nEm 2013ndezenas de gestores diziam ser impossível reduzir as tarifas, o povo tomou as rua e não só alcançou a redução das passagens, como conquistou o passe livre emndiversas cidades, além de outras importantes conquistas.

n

n

n

nEm JoãonPessoa, ainda em julho de 2015, logo após o Prefeito Luciano Cartaxo (ainda nonPT) aumentar as passagens para R$2,70, o Mário Tourinho, diretor da AETC-JP,ndeu declarações de que não descartava a possibilidade de um novo aumento nonpreço das passagens para janeiro de 2016; ali ele inciava o roteiro do próximo aumento.

n

n

n

nAgora, emnjaneiro de 2016, leio em diversos portais declarações, do mesmo Mário Tourinho (já conhecido defensor das empresas de ônibus e sempre bem articulado com osngestores da nossa João Pessoa), apontando para um novo aumento nas passagens,nalgumas das declarações levam a entender que a passagem poderá passar dos R$3,00.

n

n

n

nO mesmonteatro começa a ser armado, a diferença é que o Prefeito Luciano Cartaxo (agoranno PSD) não tem autoridade moral para pensar em aumentar o preço das passagens,nmesmo que tentando justificar com a crise econômica; e não estou fazendo essa afirmaçãondevido as denúncias de desvio de recursos públicos na obra da Lagoa, mas pelosnmais de 14 milhões (R$14.400.848,00) gastos com propaganda.

n

n

n

nEm 2015 Cartaxo gastou mais de 14 milhões em Propaganda e apenas pouco mais de 8 milhões com Transporte. Somando Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento a cifra gasta pelo prefeito não chega a 10 milhões. Já o total pago com Ciência e Tecnologia limitou-se a aproximadamenten1 milhão e meio. A disparidade não para nessas classificações orçamentárias,nsomando valores gastos com Cultura, Desporto e Lazer, Trabalho e Direitos da Cidadania, ainda ficam faltando 2 milhões para alcançar o total gasto pelonprefeito com propaganda.[i]

n

n

n

nO aumento dasnpassagens e as despesas do governo municipal com publicidade é uma verdadeira imoralidade, um ataque aos nossos direitos.nVerdade, não podemos refazer as despesas de 2015, mas podemos impedir novosnaumentos de passagem em 2016 e fiscalizar de perto as despesas com publicidade em um anoneleitoral.
n

n

nNão é por centavos e não é por milhões, é por direitos.

n
n

n
n


nnn
n

n

n[i] As informações foram retiradas de pesquisa realizada no dia 04 de janeiro de 2016 no Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa. O período delimitadonfoi entre o dia 01 de janeiro e 30 de dezembro de 2015. O portal informava ternsido atualizado em 04 de janeiro de 2016 e o último registro realizado em 30 dendezembro de 2015. Os valores utilizados no texto como pagos foram retirados dancoluna “Pago para liquidações do período”, mas caso eu tivesse utilizado onvalor “Empenhado”, ainda assim seria vergonhoso para o prefeito.

n

n

n

Deixe um comentário