As Eleições, a Paraíba e a Ditadura das Cores

n

n

n

n

nTárcio Teixeira (Pré-candidato ao Governo da Paraíba pelonPSOL e vice-presidente da legenda no estado, apresenta esse texto como onsegundo de dois que trataram da Paraíba, da Ditadura e da Liberdade).

n

n

n

nQual cor vocênmais gosta? Já foi reprimido por usar a cor do outro partido? Pois bem, é dissonmesmo que quero tratar nas linhas que seguem, a ditadura das cores, os partidosnpolíticos e os meios de comunicação.

n

n

n

nNo últimoncarnaval usei uma fantasia laranja, era o “monstro do halloween”, e fuinreprimido devido ser essa a cor do Governador Ricardo Coutinho, e olhe que anfantasia era de monstro; outro dia usei amarelo, cor presente na bandeira donPSOL, e disseram ser de Cassio Cunha Lima, Governador Cassado por uso indevidondo dinheiro público (não é o mesmo que cassado por corrupção?); o vermelho nem se fala, unsndizem por aí que é do PT, na Paraíba outros dizem ser do PMDB de Maranhão, enolhem que o vermelho representa a luta histórica dos/as trabalhadores/as e é,ntambém, uma das corres presentes na bandeira do nosso PSOL. E agora? Tocar fogonem meu guarda-roupa de cor madeira? Afinal de contas madeira é cor da cara denpau de muitos desses políticos que sempre governaram nossa Paraíba, não, não farei isso, só o meio ambiente sofreria.

n

n

n

nMas não paranpor aí, temos muitos ambientalistas no PSOL e o verde é a cor da natureza, masndiriam: “essa não é a cor do PV? Que tal usar o azul?”; melhor não, em umnperíodo cinza, em meio a tantos ataques a direitos, não podemos deixarnaparentar que segue tudo azul. Anil e violeta, são as cores que faltam paranfechar o arco-íris (lembrando que o cinza não faz parte do arco-íris), mas anilnnão deixa de ser uma tonalidade de azul e quanto a violeta, onde eu encontrarianroupas, calças e calçados na cor violeta? Não, também tem o fato de violeta nãoncombinar comigo, definitivamente violeta não combina comigo.

n

n

n

nSaindo dosnpartidos, mas seguindo no assunto das cores, qual a cor do seu meio de comunicação preferido (televisão, portal,nrádio e jornal)?

n

n

n

nRápido/a você,nclaro que não estou falando das cores estampadas nas marcas dos diferentesnsistemas de comunicação, mas dos partidos e pré-candidatos/as que sãonprivilegiados em/por seu meio de comunicação preferido.

n

n

n

nEm nossanParaíba um Governador Cassado por uso indevido de dinheiro público (CássionCunha Lima), que até fevereiro era parte direta do (des)Governo de RicardonCoutinho, é quem mais tem espaço nos meios de comunicação (portais, canais dentelevisão, jornal impresso e/ou rádio); o atual Governador usa os meios dencomunicação oficial, amplia em mais de 50{893e00c25158f9ee8e50627a81cad15ff9fd494d33694c956dcdfc9590e56264} a verba de propaganda para 2014 e a JustiçanEleitoral não acha nada demais; o PMDB (des)governou a Paraíba e quer pintarnsuas cores como alternativa usando das relações com o Governo Federal paranfechar sua chapa de Governador por meio da imposição nacional.

n

n

n

nCalma, temnmais, pesquisas são publicadas sem os nomes dos/as pré-candidatos/as lançados/asnoficialmente por seus partidos; a imprensa não garante o mesmo espaço nos meiosnde comunicação para todos/as pré-candidatos/as, nem para os partidos quenpossuem representação na Câmara dos Deputados, como determina a lei.

n

n

n

nSão quatro pesquisas divulgadas na Paraíba, uma delas (que só fala do PSDB, PSB e PMDB) nem no TRE foi registrada (ou não aparece na página do órgão); outras três foram registradas, vejamos:

n

n

n

n1. Pesquisa registrada com nº “PB-00002/2014″, contratada pelo “Mais PB” por 20 mil reais e nossa candidatura (Tárcio Teixeira- PSOL) não aparece;

n

n2. Pesquisa registrada com nº “PB-00003/2014″, contratada pela “Fundação Pedro Américo e Rádio e Televisão Campina Grande” por 40 mil reais, nossa candidatura (Tárcio Teixeira- PSOL) aparece, mas os organizadores/as (TV Itararé) não divulgam nosso percentual, mesmo eu tento ligado pessoalmente para TV;

n

n3. Pesquisa registrada com nº “PB-00004/2014″, contratada pelo “Jornal da Paraíba” por 43.500 reais, colocam a pré-candidata do PT, mas nossa pré-candidatura (Tárcio Teixeira- PSOL) segue fora das pesquisas.

n

n

n

nQUAL MEDO DE COLOCAR NOSSO NOME COMO PRÉ-CANDIDATO?

n

n

n

nVerdade, essentexto não terá repercussão nos meios de comunicação que já possuem uma corndefinida, mas os levantes de junho e a vontade de mudança seguem presentes nanmente de todos/as, a verdade derrotará a ditadura das cores.
n
n
nPs.: Sobre o primeiro texto: após publicação do primeiro texto sobre a ditadura recebi e-mail de uma importante comunicador da Paraíba, Giovanni Meireles; ele lembrou que o motivo de não existir uma homenagem direta ao Ditador Figueiredo é, de fato, devido o período da abertura e o fechamento de diversos órgão da repressão; mas Giovanni lembra ainda que o Bairro “Valentina de Figueiredo” é uma homenagem a mãe do ditador Figueiredo. Ampliando as palavras do primeiro texto, temos mais um Bairro para mudar de nome.
n
n

n

Deixe um comentário