A Quem Interessa Não Ter Carnaval? Espero o Carnaval Chegar!

Você é contra a retomada das atividades presenciais? Pois só lamento informar, elas já retornaram e tendo a acreditar que é um caminho sem volta. Eu não sou de esconder minhas posições e fugir de polêmicas, então vou aqui dizer o que penso sobre o Carnaval para ajudar aqueles e aquelas que querem derrotar o Bolsonaro e o bolsonarismo.

Tenho recebido de algumas pessoas, acredito que você também, mensagem no formato de corrente dizendo para não ter Carnaval. Até mesmo algumas pessoas que se dizem do campo popular estão compartilhando essa mensagem padrão, não percebem que o texto traz imprecisões sobre a vacinação e outras questões importantes para enfrentar a pandemia.

No texto padrão em questão, diz que fomos proibidos/as de estudar, de nos confraternizar, de trabalhar, de ir a Igreja, de viajar, de perguntar, mas piora, o texto diz que fomos obrigados/as “a tomar vacina experimental”. Quando passamos a tomar a vacina ela já tinha sido testada e aprovada cientificamente. Os estudos, as festas, os eventos religiosos e até mesmo o trabalho, mudaram de formato, não deixaram de acontecer, por mais que não tenha sido como gostaríamos. Todo esse movimento foi seguindo recomendações científicas para garantir o direito a vida, ao contrário do que dizem os/as conservadores/as de direita.

Por mais que seja tenso, a retomada é necessária e também deve seguir as recomendações científicas, ela depende da vacinação! Na maioria dos estados brasileiros 9 em cada 10 pessoas internadas por COVID-19 são de pessoas não vacinadas. O único caminho é a vacinação em massa. Assim como no começo da pandemia, quando não existia vacina ou quando o desgoverno se negou a comprar, em ampla maioria quem segue morrendo são as pessoas não vacinadas.

Os números sobre o percentual de pessoas vacinadas para retomada das atividades variam entre 60% e 80%, isso não segundo populares ou grupos de whatsapp, mas no debate entre as organizações científicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) essa margem fica entre 60% e 70%, sendo os 70% uma meta reconhecida mundialmente. Em outras palavras, se o desgoverno Bolsonaro não tivesse negado a compra de vacina por meses, sugerido andar sem máscaras, feito aglomeração entre integrantes de governo sem máscara, sugerido que as pessoas não se vacinassem, centenas de milhares de pessoas ainda estariam vivas e já estaríamos vivenciando o “normal”, sem dúvidas sobre a realização ou não do Carnaval.

Varias cidades do país já ultrapassaram ou estão bem próximos de ultrapassar essa marca das 70% de pessoas vacinadas, algumas delas, como a cidade do Rio de Janeiro e Salvador, já alcançaram 87%. Em Pernambuco 66% da população alcançou o esquema de vacinação completo. A mobilização não deve ser para não ter Carnaval, mas para que possamos avançar na vacinação da população brasileira e garantir a realização do Carnaval.

Além de vacina, saúde e vida, o que nós brasileiras e brasileiros precisamos para o momento é emprego, renda, comida, sorriso, alegria, rebeldia, integração, emoção, cultura, irreverência, criatividade, fantasia, amor e fora Bolsonaro. O Carnaval é tudo isso e muito mais!

O conservadorismo que negou vacina não vai tirar de nós a maior e melhor festa popular do mundo. O Carnaval é nosso e lutaremos por vacina também para que possamos viver esse lindo momento.

Viva o Carnaval! Viva a Vida! Viva a Ciência! Que São Carnaval nos guie pelo caminho da vida!

Tárcio Teixeira

Militante Social e Amante do Carnaval

___________________________

Caso queiram ler alguns textos sobre o atual andamento da vacinação e o percentual indicado para retomada, seguem alguns links:

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/04/apos-vacinacao-em-massa-serrana-ja-projeta-ser-pioneira-na-reabertura-de-escolas-e-comercio.shtml

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/01/05/especialistas-calculam-minimo-necessario-de-pessoas-imunizadas-para-conter-a-covid.ghtml

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55128797

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/12/14/coronavirus-a-vida-vai-voltar-ao-normal-apos-a-vacina.htm

https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-04-17/por-que-falamos-de-70-da-populacao-vacinada-como-uma-cifra-magica-para-acabar-com-a-covid-19.html

https://vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br/

https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/coronavirus/2021/01/772705-rio-de-janeiro-preve-vacinar-5-4-milhoes-de-pessoas-contra-covid-19.html

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1eIoLdvKlpqyzCiwwD7_g9PXt6Jx5_cFD/edit#gid=1345901229

https://www.folhape.com.br/noticias/no-nordeste-recife-e-a-capital-com-maior-parte-da-populacao-com/198406/

http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/all

Deixe um comentário