Vi uma foto de partidos do dito campo popular reunidos e pensei, que maravilha seria reuniões mensais para debater a cidade e impedir as atrocidades que Cícero Lucena tem feito e ameaçado fazer. A gestão, ou a falta dela, que hoje desmonta nossa capital, não é em nada diferente do que seria com Nilvan Ferreira como prefeito. Cícero pode mudar de legenda 10 vezes e seguirá sendo o pior prefeito da história da capital, pior que ele mesmo quando foi algemado pela polícia federal e ficou “escondidinho” até seu processo prescrever (não foi inocentado, prescreveu seu processo).
Nas últimas eleições municipais (2020) nossa capital foi na contramão do que aconteceu nacionalmente, quando as forças progressistas avançaram. Aqui os radicais de direita tiveram duas candidaturas no segundo turno, além de ter Ruy Carneiro, representante dos Cunha Lima bolsonaristas, e Virgulino, da mesma laia dos três primeiros, entre os mais votados. Impossível reverter esse quadro de mãos dadas com qualquer um deles, é necessário enfrentar a direita paraibana e construir uma alternativa.
Com todo respeito com as diferenças, acho vergonhoso quando Jackson desautoriza o setor do PT que defende candidatura própria na capital e flerta com uma possível aliança com Cícero. Tão vergonhoso quanto é quando PDT, por meio do vereador Junio Leandro, ou quando o PSB, por meio de Tibério, diz que é possível ter Cícero Lucena integrando as fileiras dos seus partidos.
Em um quadro como esse não vejo outra alternativa, entendo que na capital o PSOL deve garantir uma candidatura de esquerda que esteja alinhada não apenas com o nome do Lula, mas com o programa que foi apresentado nas eleições de 2022. Essa é a posição que defendo no interior do PSOL. Sou absolutamente contra andar de mãos dadas com uma gestão que bate em trabalhador, retira dinheiro das áreas pobres, ameaça a habitação de pessoas de bairros inteiros, apoia vereadores/as da ultradireita em suas absurdas medidas, desmonta por completo o transporte público da cidade, esquece por completo nossa cultura, massacra servidores/as, destrói o meio ambiente, não dialoga com a sociedade civil, transparência é algo inexistente, vai destruir nossas praias com o projeto de engorda/alargamento/aterramento do litoral paraibano, entre outros inúmeros ataques ao povo da cidade.
Não, não serei candidato a prefeito, no PSOL temos bons nomes para essa tarefa. Sou pré-candidato a vereador, é urgente uma transformação radical também na Câmara Municipal. A cidade não votará nos vereadores de Cícero.
Tárcio Teixeira
Vice-presidente da Federação PSOL Rede