Uma Alternativa nas Lutas e nas Eleições!
n
Os movimentos sociais, a esquerda e o povo de João Pessoa, felizmente, agora possui uma alternativa nas eleições para prefeito da capital paraibana. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou por ampla maioria a pré-candidatura de Renan Palmeira, um jovem professor, vindo do movimento estudantil, integrante do Fórum Paraibano em Defesa do SUS e Contra as Privatizações e vice-presidente do Movimento Espírito Lilás (MEL).
n
A candidatura que o PSOL apresentada não pretende ser única e exclusivamente dessa legenda, mas das diversas organizações e pessoas que clamam e movimentam-se por uma nova política, estejam filiadas ou não a partidos políticos. Por isso nosso partido não pretende fazer coligação com os partidos que até o momento apresentaram seus pré-candidatos, estes representam o mesmo projeto político, vejamos: o PT (Luciano Cartaxo) e o PSB (Estelizabel) são aliados na gestão municipal; o PSB (Estelizabel) e o PSDB (Cícero Lucena) são aliados na gestão estadual; o PT (Luciano Cartaxo) e o PMDB (José Maranhão) são gestores do governo federal; e o PPS (Nonato Bandeira) é aliado de Ricardo Coutinho.
n
O PSOL pretende debater com o povo e mostrar que é possível uma nova política. Basta de mais do mesmo!
n
Conclamamos aos/as que não coadunam com a política que impera em nossa Paraíba a construir uma alternativa para nosso Estado. Os/as que lutam por mobilidade urbana, pelo Sistema Único de Saúde, por respeito aos servidores públicos, contra a corrupção e que defendem o patrimônio público, precisam unir-se nessa caminhada. A candidatura que apresentamos não é do PSOL, colocamos nossa legenda a serviço de um projeto coletivo, convidamos os diversos movimentos (Sindical, Luta por Moradia, Luta pela Terra, Mulheres, LGBT, Negros, Crianças e Adolescentes, ONG, entre outros importantes movimentos) e partidos de esquerda (Partido Comunista Brasileiro-PCB, Consulta Popular-CP, Partido Comunista Revolucionário-PCR e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados-PSTU) para formarmos a Frente de Esquerda.
n
A Frente de Esquerda precisa participar do processo eleitoral para apresentar as contradições existentes na política paraibana e denunciar as barbaridades que muitas vezes são postas para baixo do tapete, mas não pode limitar-se a isso, precisa dialogar com o povo de João Pessoa e apresentar uma alternativa concreta para cidade. É preciso apresentar Projeto Popular para João Pessoa e para Paraíba.
n
Nacionalmente o PSOL tem mostrado que não é um partido de um homem ou uma mulher só, muito menos uma organização que limita-se ao debate sindical. O companheiro Marcelo Freixo, deputado estadual no Rio de Janeiro, é um guerreiro na luta em defesa dos Direitos Humanos, tem destruído muitas milícias e posto muitos corruptos na prisão; o companheiro Jean Wyllys (Dep. Federal) e Ivan Valente (Dep. Federal) são outros exemplos de lutadores sociais que usam a tribuna em defesa da luta do povo pobre. No Nordeste temos a companheira Heloisa Helena (Vereadora em Maceió) como uma referência nacional em defesa de uma política limpa, uma mulher guerreira que ao lado de outras lutadoras, como a Janira Rocha (Dep. Estadual RJ), lutam contra o machismo na política e na vida cotidiana. Todos/as estes/as são militantes populares, não deste ou daquele segmento, assim como não são parlamentares apenas do PSOL.
n
Tárcio Teixeira, Ana Júlia, Jean Wyllys e Renan Palmeira. |
Na Paraíba, muitas vezes, ficamos reféns de parlamentares atrelados aos diferentes níveis de governo, o povo precisa avançar e ocupar as diferentes Câmaras de Vereadores em nosso Estado, precisamos de gabinetes a serviço do povo, com plenárias regulares abertas para população e composto por diversas organizações políticas que defendem um Projeto Popular para João Pessoa.
n
Vivemos um novo tempo em João Pessoa, nosso povo inicia uma importante unidade na luta por direitos! Sigamos juntos/as.