Santa Rita Pede Socorro

Os/as moradores/as da cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foram surpreendidos nesta quarta feira, dia 11 de maio de 2022, com uma notícia que causou indignação na população daquele município, que tem cerca de 136 mil habitantes.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, eleito pelo PP dos Ribeiro e do prefeito de João Pessoa, segue Bolsonaro e seu novo marco legal do saneamento básico, com foco no mercadoria e distante dos direitos humanos. Seguindo essa linha de entrega do patrimônio público e de passar por cima da população, Panta não realizou nenhum plebiscito ou consulta pública, simplesmente resolveu abandonar a CAGEPA e com seus parceiros privados tentar gerir o sistema de água e esgoto da cidade.

Como pode uma parte de Santa Rita (que abrange o Loteamento Boa Vista, onde fica o Hospital Metropolitano, distrito de Várzea Nova, Jardim Miritânia, Loteamento Fernando Santiago e parte de Tibiri Fábrica) ser abastecida com a rede que vem de João Pessoa, e o prefeito querer sair de uma gestão coletiva das águas para prefeitura de Santa Rita sozinha querer atender as necessidades do povo.

No distrito de Várzea Nova, onde fica o Hospital Metropolitano, para ter água potável em casa, os moradores iniciaram o dia de hoje recorrendo a carros pipa. O município não dispõe de água que atenda a demanda do povo, Panta dá um pulo no desconhecido, e o colapso já é uma realidade.

Essa opção política, onde uma única pessoa, pelo simples fato de ser prefeito, impõe sua vontade em detrimento da vontade de mais de 130 mil pessoas, quem perde é a população, e a cidade que ficou conhecida internacionalmente como a cidade das águas minerais, resta apenas as águas da fonte na praça, mas esta é suja é imprópria para o consumo humano.

Enquanto Panta segue as orientações da legislação de Bolsonaro, o povo sofre as consequências. Que o caos instalado em Santa Rita sirva de exemplo do que não fazer na gestão das águas, que nenhum outro prefeito ouse se isolar na administração das águas, que o governador não dê mais nenhum passo em direção a privatização da CAGEPA.

Água não é mercadoria, é direito de todo ser humano!

Cleyton Ferrer

Morador de Santa Rita

Pré-candidato a Deputado Estadual

Tárcio Teixeira

Morador da Grande João Pessoa

Pré-candidato a Deputado Federal

Deixe um comentário