RETROCESSO NA CAUSA DOS COGUMELOS MÁGICOS E NOS AVANÇOS CIENTÍFICOS SOBRE SAÚDE MENTAL

Se você, assim como nós, acredita no potencial dos cogumelos na área da saúde PEDIMOS A SUA AJUDA em nossa causa.
Cada vez mais, acompanhamos a mudança de paradigmas que os psicodélicos vêm trazendo para mundo, bem como seu potencial e impacto positivo na sociedade.
Mas, infelizmente, no último dia 26 de Abril de 2023 a Policia Civil do DF privou de liberdade de um jovem de 29 anos, criador da Psilocu, e que se dedica incansavelmente ao estudo, cultivo e divulgação científica dos cogumelos, por meio de uma operação nomeada pela Polícia como “cogumelos mágicos’’. 
No comunicado à imprensa a Polícia Civil do DF divulgou informações controversas e absolutamente equivocadas ‘’que não estão alinhadas aos conhecimentos científicos sobre os cogumelos’’, conforme afirma o psicólogo Fernando Bezerra, coordenador da Associação Psicodélica do Brasil.
Em nota, a Polícia afirma irresponsavelmente que ‘’entre os cogumelos apreendidos estão aqueles que possuem psilocibina, substância altamente viciante e que causa graves danos à saúde física e mental’’, o que contradiz totalmente o avanço científico na área que há tempos já vem comprovando a efetividade da substância em tratamentos de depressão, ansiedade e dependência química.
Fábio está preso INJUSTAMENTE há 3 semanas. Ele é um idealista estudioso e cursa atualmente psicologia em Brasília, sendo que também estudou medicina na Argentina entre 2014 e 2016, onde se encontrou na área da saúde mental. Com essa base, resolveu dar início aos estudos de neurociência na Califórnia em 2017, e foi lá que conheceu os cogumelos do gênero Psilocybe Cubensis – chamados cogumelos mágicos – e também outros cogumelos medicinais que não possuem o princípio ativo, mas que também agem positivamente no tratamento de diversas doenças crônicas, como o câncer. Vale lembrar que a Califórnia já se juntou à crescente lista de estados e países que estão revisando a aplicação dos cogumelos, seguindo a ciência, as pesquisas e derrubando barreiras e estigmas de seu uso e cultivo.
Em 2020, Fábio retornou ao Brasil e passou a se dedicar integralmente à micologia e psicologia, o que faz atualmente. A legislação não é clara quanto aos cogumelos Psilocybe Cubensis e a Justiça vem se posicionando de forma rígida e arbitrária, mantendo a prisão preventiva, ainda que desarrazoada. 
Bom reforçar que inexiste na legislação vigente qualquer proibição quanto ao Cogumelo Psilocybe Cubensis, até porque ele é livremente encontrado na natureza. As regras da Anvisa, por sua vez, proíbem a substância isolada no uso de medicamentos, o que igualmente vem sendo criteriosamente estudado, mas não também não se aplica ao caso. 
Ou seja, esse caso trata-se claramente de um fato atípico, quando não há delito porque não há essa definição na legislação! Inclusive, até o momento, inexistem casos semelhantes em face de estudiosos, idealistas e divulgadores de material científico. Para informação, a Polícia apreendeu cerca de 10 kilos de cogumelos medicinais que não possuem qualquer restrição, como Juba de Leão, Reish, Cordpyceps, Chaga, Cauda de Peru, Maitake e Agarikon. e cerca de meio quilo do cogumelo mágico. Apreenderam também todos os equipamentos usados para o cultivo, e até mesmo o carro, computador e celular do acusado. 
Sobre essa visão sombria que vem nos cercando no que diz respeito aos psicodélicos, e diante do sensacionalismo das mídias e falta de conhecimento sobre o tema, decidimos não nos calar. 
Diante de tamanho retrocesso, decidimos impulsionar uma causa ainda maior, porque cremos que esse movimento levará a um futuro em que a saúde será sobre a cura e a acessibilidade e não sobre monetização, como observamos atualmente na indústria farmacêutica. 
Diferente do que foi noticiado pela mídia, Fábio não é de classe alta e trabalha arduamente para investir nos seus estudos e propósitos. Fábio, além de um estudioso e um grande pesquisador, é uma pessoa muito calma e centrada, pratica yoga, possui cursos em terapias holísticas, soundhealing, é amante da natureza, se guia por conceitos de sustentabilidade e de cura. 
Nós – família, amigos e apoiadores – pedimos seu apoio para arcar com os altos custos de sua defesa e para que também juntos possamos lutar não só pelo caso individual do Fábio, mas para idealizarmos uma campanha a favor do psicodélicos em geral, levando isso adiante!


PRECISAMOS DA SUA AJUDA! A COMUNIDADE PRECISA DE AJUDA! 

Contamos com a união de todos em prol da causa.Se você não pode nos ajudar financeiramente, mas pode contribuir com apoio à causa, entre em contato com a gente. anafllduartee@gmail.com
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/retrocesso-na-causa-dos-cogumelos-magicos-e-nos-avacos-cientificos-sobre-saude-mental-precisamos-da-sua-ajuda

Deixe um comentário