n
n
n
nDomingo annoite (12 de maio), no intervalo do Fantástico, o Presidente da Federação dasnIndústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, entrou em nossas casasnem um dos horários mais caros da televisão brasileira para defender a MedidanProvisória 593, a nMP dos portos, para fazer joguete ideológico ao afirmar que MP trata danmodernização dos portos brasileiros.
n
n
n
nNo dia 13 denmaio, no Jornal Nacional, a Rede Globo deixou clara sua posição favorável a MPn593 com o mesmo argumento falacioso utilizado pela Fiesp. O Governo do PT, pornmeio da gestão da Presidente Dilma Russeff, defende ardorosamente a privatizaçãondos Portos Brasileiros; Medida essa aprovada de forma truculenta pela Câmarandos Deputados e pelo Senado nos dias seguintes a pressão da burguesianindustrial e dos meios de comunicação contrários a democratização dancomunicação em nosso país. O PSOL manteve-se ao lado do patrimônio do povonbrasileiro.
n
n
n
nVenhamos enconvenhamos, privatização não é novidade no Governo do PT; ainda no GovernonLula foi aprovada a Reforma que entregou a Previdência para iniciativa privada,nreforma essa que o PT (quando na oposição) não permitiu que Fernando HenriquenCardoso aprovasse; o mesmo Governo Lula, destinou recursos públicos para onensino privado e iniciou o processo hoje conhecido com “uniesquina”.
n
n
n
nClaro que onGoverno Lula não é Igual ao Governo FHC, mas claro que o Governo Dilma com anampliação de sua lógica privatizante aproxima-se ainda mais dos governos donPSDB. Caso estivéssemos em um processo pré-revolucionário ou na defesa de umnprocesso como a Revolução Bolivariana, eu seria o primeiro a calar diante de algumas dasndiferenças que temos com como Governo do PT, mas não é o que ocorre e nãonpodemos calar diante dos ataques hoje em curso contra nosso país.
n
n
n
nLigamos nossasnTVs e vemos do mesmo lado a Rede Globo, a Fiesp e o Governo do PT; mas não sãonapenas os Portos que querem privatizar, fazem isso também com nossosnAeroportos, Hospitais Universitários, Empresa Brasileira de Correios enTelégrafos e com o Petróleo Brasileiro. Não podemos calar diante dessesnaspectos que são somados a privatização da nossa água; recuo no processo denReforma Agrária;
e destruiçãondo meio ambiente com uma política de energia sem controle ambiental,ndesrespeitando a população ribeirinho, quilombola e indígenas, e destruindonnossa fauna e flora.n
n
n
nO Governo donPT distanciou-se dos movimentos sociais e passou a negociar diretamente com asnelites do nosso país, não à toa a entrega da Comissão de Constituição denJustiça a um condenado no julgamento do mensalão; a Comissão de Meio Ambiente anum Ruralista; e a Comissão de Direitos Humanos a um Fundamentalista Religioso; sem falar das articulações para Presidência da Câmara e do Senado. Paranvocê não é claro os rumos que esse governo vem tomando?
n
n
n
nComo nãonbastasse o processo privatizante e os acordos com as elites brasileiras, onGoverno Federal passa a fazer movimentos que são tão, ou ainda mais, gravesnpara nosso país; aqui estou falando de ataques que dizem respeito a democracianbrasileira, democracia essa conquistada com a luta de muitos/as guerreiros/asnque hoje fazem o Governo Dilma; aqui estou falando da PEC 37, que busca tirar onpoder de investigação do Ministério Público; da tentativa de restringir aindanmais a participação dos partidos pequenos; e da batalha iniciada para que osnDeputados Federais sejam os responsáveis por julgar a Inconstitucionalidade dasnleis, retirando o poder do Judiciário brasileiro.
n
n
n
nO surgimento donPSOL veio em um nítido sentido de dizer não para Privatização, para VelhanPolítica e para o Capitalismo; basta lembrar que os/as conhecidos/as Radicaisn(parlamentares que depois fundariam o PSOL) foram expulsos do PT por votarncontra: a Reforma da Previdência, Sarney na Presidência do Senado e HenriquenMeireles na Presidência do Banco Central.
n
n
n
nNa Paraíba onPSOL tem seguido esse comprometido direcionamento nacional, participamos enseguimos na luta contra a Privatização em João Pessoa, em processo iniciado pornLuciano Agra; na Paraíba, quando Ricardo Coutinho iniciou a entrega da nossansaúde para iniciativa privada; e em Campina Grande com a recém lei aprovada pornRomero Rodrigues, que permite a entrega paraniniciativa privada de quinze políticas públicas de uma só vez.
n
n
n
nQuem vemnfazendo o jogo da burguesia brasileira? Quem vem fazendo o jogo da direita?nNós, do PSOL, que fazemos essas críticas? Ou os/as que Governam nosso país dencostas para os/as trabalhadores/as?
n