Documentário Sobre a Rua do Rio é Anunciado em Apresentação de Projeto da Lei Paulo Gustavo.

A Capela São Sebastião recebeu na última terça-feira o lançamento do relatório de pesquisa, em texto e em vídeo, do projeto “A Periferia que Influência a Paraíba”. Na oportunidade as Produtoras Maré e No Ar Para Somar anunciaram para 2025 um documentário longa-metragem sobre a Rua do Rio, que foi objeto da pesquisa apresentada.

O evento contou com a presença de Cristiana Almeida, Secretária Executiva das Mulheres, que representou o Governo da Paraíba e a Secretária de Cultura da Paraíba. A pesquisa foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital lançado em 2023 pela SECULT.

O evento contou ainda com a presença de alguns participantes da pesquisa, como o artista plástico Elioenai Gomes; Ligialana Pereira, ativista cultura e viúva de Escurinho Badauê; Dona Cida, integrante da Comunidade São Sebastião; Eclemilda Pereira, diretora do Instituto Tia Carminha; Mestre Bonerges; e outros moradores da Rua do Rio.

Ao final a fala foi facultada aos presentes, que agradeceram a produção e afirmaram a importância de mostrar a força da comunidade na cultura, solidariedade e religiosidade, quebrando o estigma que ronda a Rua do Rio, sobre este aspecto Ligialana disse emocionada que: “a Rua do Rio não é violência, é cultura, é solidariedade, é alegria”.

No dia da atividade, ao saber que a Rua do Rio vai ganhar um documentário, os moradores ficaram animados, listando nomes, fatos e outros aspectos que entendem ser importante compor o futuro vídeo. Os produtores afirmam que agora é o momento de avançar na captação de imagens, ajuste de roteiro e captação de recursos para o documentário que entendem ter um potencial de circulação nacional.

Produtora No Ar Para Somar
Produtora Maré

Deixe um comentário