O Congresso do Partido Socialismo e Liberdade é bem diferente dos partidos com dono ou dominados por burocracias partidárias, inicia com as plenárias municipais, onde os/as filiados/as votam nas teses inscritas nos estados. A segunda etapa são os Congressos Estaduais, onde participam as delegações de cada tese, garantida a proporcionalidade de votos que cada uma delas teve nos municípios. Já no Congresso Nacional, instância máxima do partido, participam as delegações escolhidas nas etapas estaduais, também com proporcionalidade garantida, de modo que as diferenças estejam proporcionalmente representadas.
Na Paraíba já aconteceram plenárias em 15 cidades: Umbuzeiro, Alhandra, Pedras de Fogo, Bayeux, Sousa, Santa Rita, Sapé, João Pessoa, Conde, Solânea, Campina Grande, Cajazeiras, Itaporanga, Cabedelo e Mamanguape. As últimas plenárias do PSOL Paraíba acontecerão nos dias 01 e 02 de setembro, nas cidades de Guarabira, Alagoa Nova e Caaporã, totalizando 18 municípios participantes, próximo de 300 filiadas/os reunidos/as, debatendo política e deliberando sobre os rumos do PSOL e da conjuntura.
O Congresso Estadual acontecerá em João Pessoa, dia 16 de setembro, e o Nacional entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2023.