Hoje (01h10) escrevi algumas linhas que no mesmo dia (16/03/2016) já são velhas e outras tantas linhas precisariam ser escritas. Que conjuntura louca essa que vivemos! Como estou sobrecarregado, organizando algumas tarefas antes de viajar para o 1º Congresso da INTERSINDICAL, e a essência do debate não mudou, seguem as linhas da última madrugada antes que – entre na próxima e – outras gravações apareçam.
Deputada Luiza Erundina no PSOL
Não escondo minha alegria em ter a oportunidade de militar no mesmo partido com a Paraibana, e colega de Profissão (Assistente Social), Luiza Erundina. A companheira entrou no PSOL no dia de 15 março, exatamente no Dia Mundial do Serviço Social. Vem para o PSOL quando seu partido anterior (PSB) mudar de uma vez os rumos ideológicos – http://www.psol50.org.br/2016/03/em-ato-na-camara-bancada-do-psol-celebra-filiacao-de-luiza-erundina/
Campanha de filiação
Se você não acredita no PT por causa da Corrupção, então também não vai acreditar no PSDB, PSB, DEM ou em outros partidos citados na Lava Jato. Venha para o PSOL, foi exatamente por não ter rabo preso que o PSOL teve a autoridade de pedir a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e de seguir com uma postura coerente no Congresso Nacional.
Desde 2013 as pessoas gritam com mais força que querem uma participação direta na decisão dos rumos do país. Precisamos ocupar os espaços democráticos, venham para o PSOL: http://www.psol50.org.br/2016/03/filie-se-ao-psol/
Consulta Popular
Após uma postagem minha sobre Ricardo Coutinho e Anísio Maia, sobre o ataque de ambos com a aprovação da MP 242, um militante da Consulta Popular disparou: “até que ponto o PSOL vai querer surfar na onda da mídia golpista, ou neste caso na mídia do PMDB né?”.
No conteúdo geral da minha postagem o companheiro Felipe Baunilha reconhece o papel cumprido pelo Anísio Maia e pelo Governo Ricardo Coutinho (PSB), fiquei feliz por esse aspecto, mas sobre a “pergunta”, nós do PSOL não surfamos, fazemos política, mas vale lembrar outros dois aspectos sobre a “pergunta”:
-
- no que diz respeito a mídia golpista, Lula, logo quen virou Presidente, “correu” para uma exclusiva no Jornal Nacional,n apresentando em mais detalhes a “carta aos brasileiros”; Lula I e II,n assim como Dilma I e II, nada fizeram pela democratização da comunicação,n ao contrário, fizeram de conta que não ocorreu a Conferência Nacional de Comunicação e nada aprovado pelos/as delegados/as de todo Brasil foi implementado;
-
- já sobre o PMDB, paciência, o PT teve Sarney como aliado de primeira hora, seguiu com Renan Calheiros e escolheu o PMDB para Vice,n o inverso já ocorreu na Paraíba.
Quem surfa na onde de quem?
13 de março x 18 de março
13 de março – Não fomos e não vamos aos atos chamados pelos partidos de Direita (apresento a convocatória aos que não acreditam), mas admito que fiquei feliz ao ver a população expulsando a cúpula do PSDB dos atos, os organizadores sendo expulsos. Por outro lado é reducionista dizer que os manifestantes eram todos brancos, ricos e de direita, como tenta os Deputados Estaduais do PT, muita gente que estava na rua quer o que muitos de nós queremos, enfrentar a corrupção e melhoria nas políticas socais. Estou afirmando que boa parte dos/as participantes não estão nem aí para as direções dos atos, expulsaram as referências dos organizadores, isso diz muito, mas, infelizmente, é a linha dessas direções que são passadas pela mídia, a seleção é bem feita.
18 de março – Em resposta aos atos do dia 13 de março o Presidente do PT da Paraíba, também falando pela Frente Brasil Popular, foi para TV chamar a militância e o povo para defender Lula e as conquistas sociais no próximo dia 18 de março. Já disse em outras oportunidades, o Governo Dilma, Lula e o PT, são indefensáveis. Nossa militância não vai para atos que tenham esse perfil.
31 de março
A Frente Povo Sem Medo tem construído os atos de forma horizontal, com reuniões amplas de organização e sem limitar a participação das pessoas ou organizações. Mesmo com a com Frente Brasil Popular, quando essa se propõe a construir uma pauta contra os ajustes fiscais do Governo Dilma, a Frente Povo Sem Medo constrói atos unitários. Como ocorrerá 31 de março de 2016 em todo Brasil.
Onde bate político deve ser feito com a população e as organizações sociais, sem reuniões a portas fechadas ou convites seletivos, queremos construir o dia 31 de forma coletiva.
Delcídio do Amaral – De Tucano a Petista
O Senador é um exemplo concreto da continuidade dada pelo PT no que diz respeito ao método e a política vinda desde Fernando Henrique Cardoso, ele esteve presente nos Governos de ambos, de tucanos e petistas. Verdade, as investigações e as punições ocorrem de formas e ritmos diferentes, isso deve mudar. Segue o link da delação do Senador Delcídio do Amaral, com nomes que vão do PT e aos partidos da direita clássica (PSDB, DEM, PMDB e outros): http://infogbucket.s3.amazonaws.com/arquivos/2016/03/15/delacao.pdf