Fonte https://psol50.org.br/a-eleicao-mais-vitoriosa-da-historia-do-psol-avalia-diretorio-nacional/
Em reunião do Diretório Nacional do PSOL que acontece neste sábado (17) em São Paulo, a direção partidária aprovou uma resolução que reconhece o grande acerto político do PSOL em compor a coligação que elegeu Lula presidente desde o primeiro turno das eleições, o que fica comprovado com o acirrado resultado da eleição presidencial.
Leia mais: A resolução aprovada sobre o balanço eleitoral do PSOL em 2022
A consolidação do PSOL como o segundo maior partido de esquerda do país, com a maior bancada parlamentar de sua história, também aponta para o acerto das decisões do partido no último período que estreitaram cada vez mais os laços do povo brasileiro com o PSOL.
Foram mais de 3,7 milhões de votos em candidatos e candidatas do PSOL a deputado federal, o que corresponde a 3,57% dos votos em todo o Brasil. O PSOL foi o nono partido mais votado do país e elegeu a maior bancada de deputados federais de sua história, com 12 parlamentares. A federação PSOL/Rede elegeu 14 deputados federais, totalizando 4,29% dos votos válidos.
Com votações expressivas também para as Assembleias Legislativas e eleição de deputados/as que expressam a diversidade das lutas do PSOL, serão 22 deputados estaduais, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Sergipe, Ceará, Bahia, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Santa Catarina.
“Não subestimar o bolsonarismo foi um dos acertos do PSOL nos últimos anos. Lutamos para construir a unidade nos movimentos sociais contra o golpe parlamentar, pelo Lula Livre, contra os retrocessos e reformas que foram aprovadas desde o governo Temer e, finalmente, pelo Fora Bolsonaro. Por isso, foi um grande acerto a decisão do PSOL de aprovar o apoio a Lula no 1º turno com apresentação de propostas para mudar o país, o Direito ao Futuro”, avalia a direção do partido.
“O PSOL, portanto, acertou. E os números comprovam esse acerto. Mas mais que os números, nossa vitória se expressa nos laços com o povo brasileiro, que fortalecemos no decorrer da campanha Lula presidente. O PSOL saiu maior. E esse resultado é fundamental para a luta socialista no Brasil”, conclui a resolução.