Para alguns pode ser por causa da aprovação da encíclica Rerum Novarum (15/05/1891). Outros podem imaginar ser pela comemoração dos seus 40 anos com a encíclica Quadragésimo Ano (15/05/1931). Ainda existem aqueles que dizem ser pela data na qual a profissão foi regulamentada (15/05/1962). Fato que em qualquer dessas opções significaria uma moral Branca, Heterossexual, Monogâmica e Católica, como aponta a última pesquisa do CFESS sobre o perfil da profissão.
Prefiro ficar com a atual campanha do CFESS (“Serviço Social: compromisso de classe por uma sociedade emancipada”) e com o 15 de maio de 1848, quando houve a ocupação da Assembléia Nacional Francesa por artesãos e operários. Este é o Projeto Ético-Político que defendo!
É preciso um basta na moral conservadora imposta socialmente e referenciada pelo conservadorismo ainda presente no Serviço Social! Precisamos afundar o racismo, machismo, homofobia e qualquer outra forma de opressão. Esses são os valores que acabam por favorecer a violência contra a mulher e a violência sexual de uma forma mais ampla. Por sinal, temos uma data importante relacionada a essa temática nos próximos dias, o 18 de maio, dia nacional de enfrentamento ao abuso e a exploração contra crianças e adolescentes.
Um dia, quem sabe não teremos um 15 de maio de outras tantas lutas e revoluções!
Um forte abraço e, mais uma vez, parabéns!