Ataques à liberdade de expressão e a participação da mídia tradicional em processos que fragilizaram a democracia no Brasil. Esses são os principais temas que serão debatidos na mesa-redonda “Mídia, Liberdade de Expressão e Democracia”, pelos pesquisadores e professores, Eliara Santana (PUC-MG e Observatório das Eleições), Maria Luiza Alencar Mayer (UFPB), Gisele Cittadino (PUC-Rio) e Leonardo Avritzer (Observatório das Eleições e UFMG) no dia 17 de novembro, às 19h, no auditório Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O evento é uma realização do Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (FINDAC).
Durante o evento, será lançado o livro “Jornal Nacional: um ator político em cena – do impeachment de Dilma Roussef à eleição de Jair Bolsonaro” , tese de doutorado da professora Eliara Santana, que analisa as estratégias discursivas utilizadas pelo principal telejornal brasileiro que contribuíram para a consolidação de uma narrativa jornalística capaz de legitimar um processo de impeachment contra a ex-presidente da República, Dilma Roussef, do Partido dos Trabalhadores (PT), sem crime de responsabilidade.
Eliara Santana esteve em João Pessoa no mês de agosto, debatendo com estudantes, professores, jornalistas e ativistas políticos no Espaço Cultural José Lins do Rêgo sobre o fenômeno da desinfodemia (pandemia da desinformação) e de que forma a desinformação atinge o direito fundamental das pessoas à comunicação e os prejuízos que causa a democracia. Agora, ela volta à Paraíba, acompanhada de outros pesquisadores para debater com os paraibanos e paraibanas sobre o cenário político atual no país, o papel da mídia corporativa na fragilização da democracia brasileira e a importância do fortalecimento da liberdade de expressão, um dos pilares do sistema democrático e que tem sido usado de maneira inadequada por regimes autocratas para justificar a implantação de ditaduras.
Conheça o perfil e a atuação dos palestrantes:
Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa é Doutora em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Coimbra (2006), com Pós-Doutorado em Direito, Estado e Sociedade pela UFSC (2010). Professora Titular aposentada curso de Direito da UFPB e Professora visitante sênior da UFRN. Ex-Pró-Reitora de Pós graduação da UFPB (2017-2020). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.
Eliara Santana é jornalista e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, pesquisadora do Observatório das Eleições e pesquisadora colaboradora do IEL/Unicamp. Em 2019, foi visiting student do Teachers College, Universidade Columbia, em Nova York. Coordenou o I Ciclo de Letramento Midiático, com o prof. Adail Sobral, em 2022, e o curso Desinformação, Letramento Midiático e Democracia no Basil, no portal GGN. Atualmente, coordena, com a prof. Anna Christina Bentes, o curso de extensão Desinformação, Política e Linguagem, no IEL/Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre o ecossistema de desinformação no Brasil. É colunista do Portal Viomundo, Portal GGN e do Brasil de Fato-MG.
Gisele Cittadino é graduada em Direito pela UFPB e Mestre em Direito pela UFSC. Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e Professora Associada da PUC-Rio. Autora do livro “Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva.”
Leonardo Avritzer é coordenador do INCT IDDC e do Observatório das Eleições. É professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, doutor em Sociologia Política pela New School for Social Research e com pós-doutorado pelo MIT – EUA. Foi representante de área da Capes, diretor da Anpocs e presidente da ABCP. Autor de vários livros, entre eles “O Pêndulo da Democracia no Brasil” e “Governo Bolsonaro: Retrocesso Democrático e Degradação Política.”